terça-feira, 12 de agosto de 2014

Eixo 2 Atividades 2.2 análise do projeto em ação Título do Projeto: LER COM PRAZER. Professoras: Mariza Escola: Pioneira. Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes. Turma: 1º, 2º e 3º anos. Duração prevista para o projeto: 1 semestre. 1 . Tema LER COM PRAZER. 2. Disciplinas Língua Portuguesa e Artes. 3. Objetivos - Envolver as famílias nas práticas de leitura; - Colocar o aluno em contato com variados livros; - Desenvolver a linguagem verbal do aluno; - Resgatar a atenção da família para coma criança; - Motivar o aluno a querer ler; - Desenvolver a paixão por livros; - Promover a aproximação aluno, escola e família; - Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler. -Incentivar a leitura e tentar levar a cultura a todos. -Conscientizar os alunos para a importância do habito de leitura. -Aprimorar o vocabulário esclarecendo termos e palavras “novas”. -Organizar e expor as idéias com clareza. 4. Ações Inicialmente será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto. As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, LABIN, pátio, biblioteca, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala. E com apresentações mensais dos alunos de um livro lido. A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc. Paralelo ao trabalho do professor em sala, as sexta-feira, cinco alunos da turma levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em casa com a família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do tempo de ler recontando a história. Os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto. 5. Atitudes Os alunos aprenderam expressar o que sentem e o que pensam para conseguir se realizar com mais facilidade ao longo da vida e perceberam que a leitura é um dos ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. Quem lê e interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escreve bem. Além disso, houve uma proximidade entre escola e família, e uma maior participação dos pais no processo de aprendizagem dos alunos. 6. Resultados O resultado do projeto foi alcançado porque houve a envolvimento da família nas atividades de leitura, promoveu a proximidade entre família e escola. Desenvolveu a linguagem verbal do aluno, aprimorando o vocabulário e organizando e expondo as ideias com clareza. Motivou e incentivou os alunos para o hábito da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário